14/11/2012

Eletrocardiograma (ECG)

O Eletrocardiograma nos traz uma interpretação transtorácica da atividade elétrica do coração, durante um período de tempo através de eletrodos fixados à superfície da pele e registrada através de um dispositivo externo ao corpo. Um ECG é utilizado para medir a velocidade e a regularidade do batimento cardíaco, bem como o tamanho e a posição das câmaras, a presença de danos no coração, e os efeitos de medicamentos ou dispositivos usados ​​para regular o coração, tal como um marcapasso.

O que é um Ecodopplercardiograma? É um teste de ultrassom que é usado para examinar o coração. A partir deste teste muito pode ser aprendido sobre a estrutura do coração, o fluxo de sangue dentro dele e como as válvulas estão funcionando. O teste leva de 30 a 40 minutos.

Como o teste é realizado? A O paciente irá se deitar sobre uma mesa de exame, o gel é aplicado sobreo peito e o transdutor de eco é colocado no topo do mesmo. O transdutor envia feixes de ultrassom no corpo e os seus reflexos são detectados e usados ​​para gerar imagens do coração. O teste é semelhante ao ultrassom usado para examinar feto de uma mulher grávida.

A ecocardiografia tornou-se exame rotineiro utilizado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças cardíacas. É um dos testes de diagnóstico mais amplamente usados ​​em Cardiologia. Ele pode fornecer uma grande quantidade de informação útil, incluindo o tamanho do coração, capacidade de bombeamento e a localização e extensão de quaisquer danos nos tecidos. O ecocardiograma também pode dar aos médicos outras estimativas da função do coração, como um cálculo do débito cardíaco, fração de ejeção e função diastólica (o quão bem o coração relaxa). Pode ajudar a detectar cardiomiopatias, como cardiomiopatia hipertrófica, cardiomiopatia dilatada, e muitos outros. O uso da ecocardiografia sob estresse também pode ajudar a determinar se qualquer dor no peito ou sintomas associados estão relacionados a doenças do coração. Também pode produzir uma avaliação precisa do sangue que flui através do coração, através do doppler. Isto permite a avaliação do fluxo de sangue normal e anormal através do coração. É importante para a investigação de cardiopatias congênitas e valvulopatias. A maior vantagem de ecocardiografia é que é não-invasiva e não tem riscos conhecidos ou efeitos colaterais.