EXAME

14/11/2012

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

O que é a MAPA?

A sigla significa Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e é a maneira mais precisa para avaliar sua pressão sanguínea, já podemos estar diante durante uma consulta tanto de uma hipertensão do avental branco e mais raramente de uma hipertensão mascarada. O que é a hipertensão do avental branco?  É o aumento dos níveis pressóricos na presença de um profissional da área de Saúde, mas mantém níveis normais fora desse ambiente de estresse. E a hipertensão mascarada? Neste caso, o paciente tem pressão alta, mas mantém níveis normais na consulta, todavia outros dados da anamnese ou através de exames complementares fazem com o que médico acredito que o paciente esteja hipertenso, solicitando a MAPA.  Até mesmo pacientes hipertensos controlados, podem apresentar uma elevação dos níveis pressóricos na presença do médico.  Tendo uma média das leituras da pressão arterial (dia e noite) durante um total de 24 horas, portanto, remove esse efeito e dá um perfil mais preciso de sua pressão arterial e possivelmente evitar medicação desnecessária.

Como devo me preparar para o teste?                

Primeiro, um manguito será colocado em torno de seu braço (geralmente o seu braço não-dominante). Isto irá, então, ser ligado por um tubo único para um monitor portátil. Quando estiver usando o monitor, continue a realizar suass atividades diárias rotineiras. Você será solicitado a manter um diário onde relatará suas atividades, medicamentos em uso e os sintomas que surgirem enquanto usar o monitor. É importante manter o monitor seco.  Não tomar banho ou no máximo um banho de asseio, até que o monitor seja removido.

                Ao medir a pressão arterial em intervalos regulares ao longo de 24 horas, o médico é capaz de obter imagens claras de como as alterações da pressão arterial ao longo do dia. Há uma série de razões pelas quais o seu médico pode sugerir este teste:

 

  • Eles podem querer descobrir a pressão arterial elevada no consultório é real (o chamado efeito do avental branco).
  • Eles podem querer ver a ação dos os medicamentos estão funcionando, para se certificar de que eles estão controlando sua pressão arterial ao longo do dia.
  • Eles podem querer ver se sua pressão arterial permanece alta durante a noite. Se este for o caso, eles podem precisar alterar ou ajustar seus medicamentos.